VR News | Informações de mercado e de tecnologia da realidade virtual, com a 452b | PORTO SEGURO VR | BRASIL VR

02/05/2016, 19:42

Realidade virtual, vr, ralidade aumentada, ar



Diferença-entre-VR-e-AR-


 Os termos realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) são relativamente novos e, por isso, as diferenças entre eles ainda é um pouco confusa para algumas pessoas.




Os termos realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR)  são relativamente novos e, por isso, as diferenças entre eles ainda é um pouco confusa para algumas pessoas. Mas são tecnologias diferentes. E, como essas tecnologias farão parte das nossas vidas cada dia mais, é importante que conheçamos como funciona cada uma delas.


A realidade virtual é uma simulação artificial ou até mesmo uma recriação de ambientes da vida real. A imersão nesta realidade recriada se dá principalmente por estímulos de visão e audição, gerados a partir de hardwares conhecidos no Brasil como óculos VR e no exterior como headset. No caso da tecnologia VR, a imersão e a interação se dão exclusivamente no ambiente virtual.

Já a realidade aumenta é uma tecnologia que sobrepõem imagens multidimensionais criadas por computador sobre a realidade existente, ou seja, sobre o ambiente real em que a pessoa está inserida. A AR é desenvolvida, na maior parte dos casos para aplicações móveis, de modo que elementos digitais se misturam ao mundo real para criar uma realidade totalmente nova. A realidade aumentada, grosso modo, é uma forma de expansão da realidade física a partir de recursos digitais, como os hologramas, por exemplo.

De forma simplificada, se a sua experiência de imersão acontecer exclusivamente no ambiente virtual, você está utilizando a realidade virtual. Mas se a experiência misturar ambientes reais e virtuais, então, você está experimentando a realidade aumentada.

Vale a pena esclarecer também que VR e AR não são tecnologias concorrentes. Elas possuem aplicações adequadas para situações determinadas e em diversos segmentos. Uma não substitui a outra. Ao contrário. Elas se complementam, na medida em que uma atua onde a outra não pode atuar.

Outro ponto relevante é que a tecnologia de realidade virtual, tanto do que refere a hardwares quanto a conteúdo, já está disponível no mercado. Por outro lado, os dispositivos de realidade aumentada ainda estão em desenvolvimento, mas, obviamente, prometem fazer muito barulho no mercado.


fonte: vrtechnews


1

Diferença entre VR e AR

02/05/2016, 19:42

Diferença-entre-VR-e-AR-

Os termos realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) são relativamente novos e, por isso, as diferenças entre eles ainda é um pouco confusa para algumas pessoas.

.

Create a website